Respostas
B) energia/ doenças cardiovasculares/ doenças gastrintestinais
C) pâncreas
2-C
3-C
4-O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
5-Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue.
Poliúria (urinar a toda hora).
Polidipsia (excessiva sensação de sede).
Cansaço e falta de energia.
Perda de peso.
Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
Visão embaçada.
Cicatrização lenta.
Infecções frequentes.
Mau hálito.
Cetoacidose diabética.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Para o tratamento do diabetes, de qualquer tipo, é necessário usar medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, como Glibenclamida, Gliclazida, Metformina ou Vildagliptina, por exemplo, ou mesmo a aplicação da própria Insulina sintética.
1.
a) Insulina
b) glicose, diabetes e obesidade
c) pâncreas
2.
c) Diabetes
3.
c) Precisamos consumir os carboidratos com moderação.
4.
O obeso tem mais chances de desenvolver doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas físicos como artrose.
5.
a) Para um diagnóstico preciso, devemos fazer um exame de sangue em jejum. Se o valor obtido após o exame for igual ou superior a 126 mg/dL o sujeito tem diabetes.
b) Os principais sintomas são sede, micção em excesso, fadiga, perda de peso e visão turva.
c) Como o diabetes causa altas taxas de glicemia, podem causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
d) Quem tem diabetes deve fazer dieta, exercícios físicos, tratamentos com remédios e insulinoterapia.