Respostas
Resposta:
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, bem antes da colonização pelos portugueses. ... Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações. O Dia do Índio é celebrado, nos países americanos, em 19 de abril, por isso, resolvemos relembrar a importância dos índios, principalmente no período da Colonização do Brasil, e conhecer um pouco mais sobre essa cultura que habitavam nossas terras.
Colonização e os índios
Os indígenas sofreram uma espécie de opressão quando os portugueses chegaram ao Brasil e impuseram novos costumes. Como exemplo, podemos citar as missões jesuítas que impunham um novo tipo de religião (cristianismo) para os índios que eram forçados a abandonar os traços de sua cultura. A colonização foi considerada uma espécie de dominação de território, uma vez que os indígenas perderam total autoridade de suas terras.
povos indígenas
imagem: reprodução/internet
Índios no Brasil
Os índios brasileiros tinham suas tribos denominadas através da língua que falavam. São eles: tupi guarani (litoral), macro-jê ou tapuias (região do planalto Central), aruak ou aruaques (Amazônia) e karib (Amazônia).
Tupis guaranis foram os que receberam os portugueses em terras brasileiras. Eram bons natupi guaranicaça, pesca e colheita.
Os tapuias tiveram seu primeiro contato com os europeus no século XVII, após a exploração da região central do país e viviam próximos de rios e córregos. Também sobreviviam através da caça e da coleta de frutos e raízes.
Os aruaques tinham o artesanato cerâmico como a atividade principal da tribo. Viviam na região amazônica e próximo da Ilha de Marajó, no Pará.
Os karib tinham como uma de suas principais tribos os vaimiri, que eram antropofágicos (vem do grego anthropos, “homem” e phagein, “comer”). Eles acreditavam que ganhavam força, inteligência e viralidade se alimentando da carne (humana) de seus inimigos.
Explicação:
Resposta:
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.