• Matéria: Filosofia
  • Autor: DudaMilGrau
  • Perguntado 4 anos atrás

(ENEM/2020) Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência. SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado). Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma *

natureza condicionada.
competência absoluta.
aplicação subsidiária.
utilização facultativa.
autonomia irrestrita.

Santo Agostinho de Hipona (cidade africana) foi o mais importante filósofo da Alta Idade Média. Além de filósofo e teólogo, Agostinho também exercia uma função eclesiástica na cidade citada. Qual função era essa? *

Cônsul
Cardeal
Bispo
Pároco
Delegado

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A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Subordinando a razão à fé, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ação de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores? *

Teoria da Predestinação.
Teoria da Providência.
Teoria Dualista.
Teoria da Emanação.
Teoria da Iluminação.

Respostas

respondido por: victoriajoana670
20

Resposta:

Natureza condicionada

Explicação:

Fiz em um dever da escola e deu certo.


rosanaximenes6p6gixn: Tá certo segundo o descomplica
respondido por: elamambretti
4

. Para o filósofo Agostinho de Hipona (354-430), a liberdade humana apresenta uma: natureza condicionada.

. A função eclesiástica exercida Santo Agostinho na cidade de Hipona era: Bispo.

. A teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores chama-se: Teoria da Iluminação.

A filosofia de Santo Agostinho

Agostinho de Hipona, foi um  importante teólogo e filósofo do período da Patrística, ou seja, do início do Cristianismo. Com o intuito de explicar a fé diante do conhecimento da época, interpretou o conhecimento platônico, na tentaiva de unir a fé e a razão.

Sua tese de livre-arbítrio se baseia no pensamento do mal, não como criação divina, mas como sendo a ausência do Bem. Então, somos orientados por Deus às boas determinações, mas cabe ao homem decidir segui-las ou não.

Como Bispo em Hipona, idealizou a fé em vasta obra escrita, baseada na  sua vida e conversão ao cristianismo. Para ele, como em Platão, o conhecimento humano divide-se em:

  • o conhecimento sensível - percebido pelos sentidos
  • o conhecimento racional - verdadeiro e imutável

O conhecimento racional por sua vez está dividido em:

  • inferior - as ciências conhecidas
  • superior - a sabedoria filosófica contida na inteligência divina e percebida pela alma humana através da iluminação divina (Teoria da iluminação).

Bons estudos!

Aprenda mais sobre A filosofia de Santo Agostinho em: brainly.com.br/tarefa/30347522

#SPJ3

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