• Matéria: Filosofia
  • Autor: elissimao
  • Perguntado 4 anos atrás

Responda as questões abaixo:
1. Qual a relação simbólica que pode haver entre a coruja, a filosofia e a missão de Sócrates?
2. Qual é a idéia central do texto da defesa de Sócrates?

Respostas

respondido por: jakelineoliv3
0

Resposta:

1- Coruja

Strigiformes é uma ordem de aves que inclui aves de rapina noturnas, tais como corujas, mochos, urutaus, curiangos e noitibós. São caçadoras eficientes, usando sobretudo seus olhos extremamente aguçados e movimentos rápidos. Além disso, são extremamente atentas ao ambiente podendo girar sua cabeça em até 270° e voar silenciosamente devido a penas especiais muito macias e numerosas que compõem suas asas.

São aves tímidas, geralmente solitárias, consideradas entre os predadores mais sofisticados do mundo.

Curiosidades

Na antiga Grécia, os filósofos pré-socráticos (antes de Sócrates) cunhavam moedas com a imagem da coruja. A ave era associada à deusa Atena e, portanto, era considerada um símbolo de sabedoria.

Filosofia

(do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.

Socrates

As crenças de Sócrates, em comparação às de Platão, são difíceis de discernir. Há poucas diferenças entre as duas idéias filosóficas. Conseqüentemente, diferenciar as crenças filosóficas de Sócrates, Platão e Xenofonte é uma tarefa difícil e deve-se sempre lembrar que o que é atribuído a Sócrates pode refletir o pensamento dos outros autores.

Se algo pode ser dito sobre as idéias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses. Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar as crenças errôneas de seus julgadores. Sócrates acredita na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo".

2- A defesa de Sócrates Perante o que discutiu com o adversário, o pensador reflete sobre a verdadeira raiz do problema: o ódio que tem sido alimentado por ele: "a calúnia e a insídia do povo".

Perguntas similares