Me ajudem!
a) Procure informações oficiais sobre a Organização Mundial da Saúde e registre as principais atribuições desse órgão.
b) o que um larvicida pyriproxyfen possui de diferente de outros que existem
Respostas
a)A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada em 7 de abril de 1948, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. É uma agência especializada em saúde pública, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). Sua sede fica em Genebra, na Suíça.
O objetivo da OMS, segundo sua própria constituição, é desenvolver ao máximo o nível de saúde no planeta. Trata-se não apenas de evitar enfermidades, mas do estado de completo bem-estar físico, mental e social de todos os povos.
Assim, ela busca ajudar os governos no fortalecimento dos serviços de saúde, estimular a cooperação entre grupos científicos para que estudos na área avancem e fornecer informações a respeito de saúde. Além disso, sua função é propor a melhoria da nutrição, habitação, saneamento, recreação, condiçõesQuem faz parte?
Ela é composta por 194 Estados-Membros, incluindo todos os 193 Estados-Membros da ONU, exceto Liechtenstein, e dois não membros da ONU: Niue e as Ilhas Cook, que são territórios associados da Nova Zelândia. Cada membro nomeia delegações para a Assembleia Geral da Saúde Mundial, corpo decisor supremo, que se reúne anualmente em maio econômicas e de trabalho da populaçãoA Assembleia elege 34 membros, tecnicamente qualificados na área da saúde, para a Direção Executiva durante um mandato de três anos, além de nomear o Diretor-Geral a cada cinco anos. O cargo máximo é ocupado desde julho de 2017 pelo etíope Tedros Adhanom. que a OMS faz?
Umas das principais funções da OMS é coordenar os esforços internacionais para controlar surtos de doenças, como está sendo feito em relação à pandemia de covid-19, e foi feita no passado com a tuberculose e a malária, por exemplo. Ela também patrocina programas para prevenção e tratamentos das doenças e apoia o desenvolvimento e distribuição de vacinas e medicamentos seguros e eficazes
b)A epidemia de microcefalia no Brasil gerou intenso debate sobre sua causalidade. Uma das hipóteses para essa epidemia, agora reconhecida como síndrome congênita do Zika vírus, foi associada ao tratamento de tanques de água potável com pyriproxyfen, usado no controle de larvas de Aedes aegypti . A Fiocruz conduziu estudos para investigar essa hipótese e não encontrou evidência de correlação entre o uso do larvicida e a epidemia de microcefalia. Em um desses estudos foram comparadas as prevalências dos casos de microcefalia entre municípios que utilizaram métodos diferentes de controle de larvas do mosquito. A conclusão da pesquisa foi de que a prevalência da microcefalia não foi maior nas áreas em que o pyriproxyfen foi utilizado. Recentemente, um outro estudo mais abrangente investigou as diversas hipóteses apontadas no início da epidemia, como a associação com o uso de vacinas (Tdap, MR, MMR), a utilização do pyriproxyfen em reservatórios de água e o uso de medicamentos durante a gestação. Os resultados finais do estudo comprovaram a forte associação entre microcefalia e infecção pelo vírus zika, já documentada anteriormente, não encontrando evidências de associação com os outros fatores de risco investigados.
Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde somente utiliza larvicidas recomendados pela Organização Mundial de Saúde e os produtos passam por rigorosa avaliação da World Health Organization Pesticed Evaluation Scheme (WHOPES). O pyriproxifen está entre os produtos aprovados por esse comitê e também possui certificação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao contrário da relação entre o vírus zika e a microcefalia, que já teve sua confirmação atestada em exames que apontaram a presença do vírus em amostras de sangue, tecidos e no líquido amniótico, a associação entre o uso de pyriproxifen e a microcefalia não possui nenhum embasamento cientifico.
resposta da letraaaaaaaaaa A)