"Descobertas surpreendentes em caverna podem alterar a data de início da presença humana nas Américas
Objetos de pedra recuperados das profundezas da Caverna Chiquihuite, no México, sugerem que os humanos podem ter chegado às Américas há 30 mil anos — aproximadamente o dobro da maioria das estimativas atuais de chegada. Essa data é muito debatida entre os arqueólogos, sendo que muitos inicialmente colocam a primeira presença humana nas Américas por volta de 13,5 mil anos atrás, conforme os mantos de gelo recuavam e as rotas de migração da Ásia se abriam. Porém, evidências recentes indicam que a data de chegada dos humanos foi milhares de anos antes. E a nova análise de artefatos de pedra, incluindo lâminas, pontas de projéteis e pedaços de rocha, intercalados com pedaços de carvão datados de cerca de 30 mil anos, sugere que os humanos provavelmente chegaram às Américas antes do derretimento das geleiras.
O estudo da caverna sugere que ela pode ter servido como abrigo há milhares de anos, já que a região provavelmente era muito mais fria, úmida e verde do que é na atualidade. No entanto nenhum vestígio humano foi encontrado, e o novo estudo está gerando controvérsia entre os cientistas. “A principal contribuição da Chiquihuite é trazer outra luz minúscula, outro sinal pequenino, de que existe algo lá”, afirmou o autor principal do artigo e arqueólogo da Universidade Autônoma de Zacatecas, Ciprian Ardelean, à National Geographic em julho".
1_ De acordo com o texto, qual a causa que justifica que o ser humano pode ter chegado nas Américas muito antes do que se acreditava?
2_E o que faz com que alguns pesquisadores critiquem essa descoberta?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1 : porque foram encontrados artefatos usados como Pedras e outros materiais usadas pelos primeiros humanos que chegaram a América, e que provavelmente Viviam em cavernas por conta do frio.
2: porque não foi encontrado nenhum vestígio humano como fósseis que podem comprovar essa teoria.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás