Respostas
Resposta:
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
A dança é elemento integrante da cultura. (Foto: Pixabay)
Origem
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc;
Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc
Cerimoniais: rituais indianas, rituais da Ubanda, rituais xamãs, etc;
Modo
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc;
Em dupla: forró, tango, bolero, etc;
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó, etc;
Finalidade
Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc;
Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;
História da dança
Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.
Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.
No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança.
Explicação:
espero ter ajudado