• Matéria: Psicologia
  • Autor: rooxplays7400
  • Perguntado 3 anos atrás

Clarissa, 28 anos, solteira, analista de sistemas, mora com os pais, procura por psicoterapia queixando-se de solidão e ansiedade. Relata que no trabalho as pessoas não gostam muito de conviver com ela pois é metódica, insegura e muito preocupada com a qualidade de seu serviço. Na vida pessoal tem poucos amigos, costuma sair a cada quinze dias com eles. Diz que nunca namorou pois não consegue confiar nem em homens nem em mulheres para ter um relacionamento sério. Conta também que não gostaria de ter aventuras amorosas por receio do que seus pais possam pensar. Levando em conta a segunda tópica freudiana, é possível afirmar sobre Clarissa:

(10 Pontos)


A) O id está pressionando o ego para realizar suas fantasias amorosas e aventurar-se sexualmente.


B) A ausência de um id faz com que Clarissa apresente comportamento engessado, perfeccionismo e receios exacerbados.


C) O superego rígido faz exigências e julgamentos que perturbam o co

Respostas

respondido por: Pipper212
1

Resposta:

Alternativa b) A ausência de um id faz com que Clarissa apresente comportamento engessado, perfeccionismo e receios exacerbados.

Espero ter ajudado

respondido por: Danas
0

Clarissa é muito contida, tem um comportamento engessado e poucas variações, tendo receios exacerbados, indicando a ausência de um id (alternativa B).

O que é o ID?

Envolve todos os desejos, vontades e qualquer coisa que seja reprimida por ser socialmente inaceitável ou eticamente errado na visão do indivíduo.

Além do ID, existe o superego, que é o lado perfeccionista e julgador na mente humana. O ego também existe e ele faz um balanço entre o ID e o superego, modelando o comportamento.

distúrbios do ID ou do superego afetam profundamente a personalidade do indivíduo, dificultando a sua socialização.

Venha estudar mais sobre psicanálise

https://brainly.com.br/tarefa/234728

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares