(UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Nos séculos III e IV, uma série de crises atingiu o Império Romano, culminando, no século seguinte, na queda de seu último imperador. Durante esse período de crises, desenvolveram-se alguns elementos fundamentais para a estruturação de uma nova forma de organização da sociedade europeia, a qual se manteve em vigor durante vários séculos. Entre as alternativas abaixo, qual(is) delas caracteriza(m) corretamente as estruturas dessa nova sociedade europeia?
I - A exploração do trabalho servil, o retorno da população para o meio rural e o fortalecimento dos poderes regionais.
II - A centralização política e administrativa nos Estados Nacionais Europeus e o fortalecimento acelerado do poder da Igreja Católica.
III - A intensificação da produção e o crescimento das exportações de manufaturas produzidas.
IV - O relacionamento amistoso entre todos os senhores e o estabelecimento do regime de trabalho assalariado em vários países da Europa.
V - A ruralização da sociedade ocidental, ao mesmo tempo em que foi registrado o declínio das atividades mercantis e artesanais urbanas.
a. Somente I e III estão corretas.
b. Somente I e V estão corretas.
c. Somente II e IV estão corretas.
d. Somente III e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
As afirmativas corretas sobre essa nova sociedade europeia, são:
D) Somente III e V estão corretas.
Entre os séculos III e IV o poder da igreja estava diminuindo, porém, ainda era muito forte, mas como poder do Estado estava centro descentralizado, a igreja precisava de conexões com diversas pessoas.
Isso acabou por dar mais liberdade para os burgueses e produtores de bens de consumo, aumentando a quantidade de exportações de manufatura pelo mundo.
A sociedade se tornou mais rural novamente.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás