1) (ENEM 2017 - adaptada) Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema. Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada? * 1 ponto a) Clone b) Híbrida c) Mutante d) Transgênica
2-D) Engenharia Genética
Respostas
Essa planta resultante da intervenção é classificada como transgênica (letra D).
Quando, a partir de técnicas de manipulação genética em laboratório, o gene da resistência à determinada praga é inserido nas plantas cultivadas e torna também resistente a planta que recebeu o gene, essa planta resultante da intervenção, do ponto de vista da biotecnologia, é considerada transgênica.
Em outras palavras, o recebimento de material genético de um ser vivo de outra espécie, por meio de engenharia genética intervencionista, torna o ser vivo resultante da intervenção um indivíduo transgênico.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/16610191
Do ponto de vista da biotecnologia, essa planta resultante da intervenção é classificada como transgênica. O que é mostrado na alternativa D.
Plantas transgênicas
As plantas transgênicas se referem a plantas que possuem um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética.
Essas plantas são produzidas por meio de manipulação genética que é realizada em laboratórios.
No contexto dessa questão tem-se que a planta transgênica é resistente a uma determianda praga, o que torna essa planta própria para plantação de um certo tipo de plantio.
Saiba mais sobre organismos transgênicos em:
https://brainly.com.br/tarefa/16610191
Bons estudos!