• Matéria: História
  • Autor: caiojogador200
  • Perguntado 4 anos atrás

3. Em 1815, o príncipe regente d. João eleva o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves, no contexto da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Na prática, essa elevação significou:

A) A independência política e econômica do Brasil em relação a Portugal.
B) A submissão portuguesa ao Reino do Brasil, muito mais estruturado e estável economicamente.
C) O abandono da posição de colônia do Brasil no aspecto político, desaparecendo os últimos vestígios do Pacto colonial no Brasil.
D) O aumento do controle português em terras brasileiras. Agora o Brasil era parte integrante do império.

4. O momento em que a família real saiu do porto do Rio de Janeiro com destino a Portugal, em 1821. Em um decreto, D. João mencionou a palavra “saudade” ao se referir à sua partida do Brasil. O evento que levou o retorno de d. João para Portugal foi:

A) Bloqueio Continental.
B) Congresso de Viena.
C) Independência do Brasil.
D) Revolução liberal do Porto.

5. “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade (...). Afinal era a própria encarnação do rei (...) que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis”. (Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.) A vinda da corte portuguesa introduziu grandes mudanças na sociedade brasileira. Os grandes proprietários rurais e negociantes aglutinaram-se ainda mais do que antes ao redor da Família Real. Agora, a sede do governo português encontrava-se em:

A) Pernambuco.
B) Rio de Janeiro.
C) Salvador.
D) São Paulo.

Respostas

respondido por: gomessilvavictoria98
1

Resposta:

3) B)

4) C)

5) B), Rio de Janeiro foi a sede do governo Português

respondido por: Gatinhafofinha2308
0

Resposta:

3- b)

4- c)

5- b)

Explicação:

Espero ter ajudado

Perguntas similares