Responda: a) Quais tipos de organismos formam os liquens? b) Como esses organismos interagem? c) Como os liquens se reproduzem? d) O que são micorrizas? e) O que são sorédios? f) Explique a importância dos liquens e das micorrizas para o meio ambiente
Respostas
Resposta:
Os liquens são formados pela associação mutualística entre fungos (geralmente ascomicetos) e algas (geralmente cianofíceas) ou cianobactérias.
Os liquens são organismos que resistem a mudanças de temperatura, ao sol forte e à falta de água, e por isso são seres que habitam as mais diversas regiões do planeta.
Os liquens se reproduzem assexuadamente através de pequenos fragmentos especiais chamados de sorédios, que se soltam, sendo carregados pelo vento para lugares distantes.
Micorrizas são associações mutualistas que acontecem entre fungos e as raízes da maioria das plantas vasculares, que são aquelas que possuem vasos condutores de seivas.
Sorédios são estruturas reprodutivas dos líquens. Os sorédios são propágulos pulvurulentos compostos de hifas dos fungos que envolvem cianobactérias ou algas verdes.
As micorrizas são uma espécie de fungos, que possuem relações mutualísticas com raízes de plantas. A sua importância é que elas fazem com que as raízes das plantas possam absorver uma maior quantidade de nutrientes.
Os liquens são formados pela associação mutualística entre fungos (geralmente ascomicetos) e algas (geralmente cianofíceas) ou cianobactérias
. Nessa relação mutualística, as algas produzem, através da fotossíntese, substâncias orgânicas que são utilizadas pelo fungo, enquanto o fungo dá às algas proteção e um ambiente adequado para seu desenvolvimento.
Os liquens se reproduzem assexuadamente através de pequenos fragmentos especiais chamados de sorédios, que se soltam, sendo carregados pelo vento para lugares distantes.
As micorrizas são associações entre fungos da classe Zigomicetes e raízes de plantas vasculares, ocorrendo nos mais diversos ecossistemas terrestres.