Respostas
Resposta:
Toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal, que se usa como fonte de energia...
Resposta:
Biomassa é o nome dado à massa biológica base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Entre os "combustíveis" que podem ser extraídos deste processo está o gás metano.
O conceito de biomassa se popularizou no final do século XX e começo do século XXI, com o surgimento da preocupação em aprimorar técnicas de produção e exploração de fontes de energias renováveis, devido a evidente escassez dos recursos tradicionais, como o petróleo e o carvão mineral.
Saiba mais sobre o Significado de Energia não-renovável.
A biomassa pode ser formada de substâncias de origem animal ou vegetal, como casca de frutas, esterco, madeira, restos de alimentos, resíduos agrícolas e florestais, entre outros materiais orgânicos.
Na realidade, a biomassa está presente na sociedade desde o princípio da história da humanidade, quando os seres humanos utilizavam o calor da lenha queimada para produzir energia.
Devido a sua forma de obtenção, a biomassa é classificada como uma fonte de energia renovável, ou seja, que nunca se esgota; inesgotável.
Todo o processo de produção de energia a partir da biomassa causa um impacto bastante pequeno na atmosfera, se for feito com controle. Através de usinas especiais, a queima da biomassa produz gases que, por sua vez, são transformados em energia.
A biomassa também pode se utilizada como fonte de alimento. A produção da biomassa comestível acontece através do processo de cozimento da fruta ou legume, que depois é transformado em uma massa biológica que pode ser usada em diversas receitas, como bolos ou brigadeiros de biomassa.
Vantagens e desvantagens da Biomassa
Entre as principais vantagens em utilizar a biomassa como fonte alternativa de energia, destaca-se:
Produz menos poluentes, sendo considerada uma "energia limpa";
Pode ser facilmente transportada;
Aplicável em vários lugares com facilidade;
Fonte inesgotável de matéria-prima;
Custo baixo de operação;
Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos jogados nos lixos;
Possui uma elevada eficiência energética;
Já a principal desvantagem em um sistema de produção de biomassas, caso não haja o controle correto durante a produção, é o desmatamento desenfreado e a perda de nutrientes do solo, devido ao corte indevido de madeira para usar como lenha.
A emissão excessiva de CO2, gás carbônico que se origina a partir da combustão da madeira, pode ser prejudicial para o ambiente.
Biomassa no Brasil
Devido a sua grande extensão territorial e variedade de espaços ricos para o cultivo da agricultura, o Brasil torna-se um poderoso candidato a maior produtor mundial de biomassa.
De acordo com dados do Centro Nacional de Referência em Biomassa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil em 2014 atingiu a marca de quase 10% de toda a matriz energética nacional produzida exclusivamente com a biomassa.
O bagaço da cana-de-açúcar e os resíduos florestais são as matérias-primas mais utilizadas na produção brasileira, principalmente para a obtenção dos chamados biocombustíveis, como o biogás, biodiesel, bio-óleo e etc.