Numa estação de tratamento de água ocorrem várias etapas. Associe corretamente cada uma delas.
A)decantação
B)cloração
C)captação da água do rio
D)filtração
E)floculação
Respostas
Resposta:
A)A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características:
Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia.
Formadas por dois ou mais líquidos imiscíveis, isto é, que não se dissolvem. Exemplos: água e óleo, água e gasolina.
A decantação tem como princípio deixar a mistura heterogênea em repouso para que a diferença de densidade entre os materiais atue, fazendo com que um deles desça para o fundo do recipiente e o outro flutue sobre ele.
B)Cloração é o processo de adição de cloro (Cl2) à água como um método de purificação para torná-la apta ao consumo humano como água potável. A filtração e a cloração da água diminuem significativamente a carga de micróbios.
C)Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento.
D)A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.
Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo.
E) A floculação é uma etapa do processo na estação de tratamento de águas em que, após adicionar os coagulantes por meio químico, como adição de Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico), as partículas em suspensão tornam-se pequenos flocos (flóculos), decantando em seguida. Porém, a etapa de adição dos coagulantes chama-se coagulação. Nesta etapa ocorre a desestabilização das partículas, possibilitando assim a floculação na próxima etapa.
Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam, formando os flocos de impurezas. A formação destes flocos é essencial para o processo de decantação, pois as partículas se tornarão mais densas que os outros componentes do efluente. A velocidade de movimentação da massa líquida deve ser de forma lenta o suficiente para não romper os flocos em formação e rápida o suficiente para que os flocos não decantem e se choquem, a fim de formar flocos maiores.
Explicação:
Espero ter ajudado!