• Matéria: Ed. Física
  • Autor: dsdm0540
  • Perguntado 4 anos atrás

quero 10 perguntas sobre cultura de massa






foi mal to aprendendo a mexer ainda ​

Respostas

respondido por: VictorFodah
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Resposta:

Questão 1

As artes foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série. As obras de arte são mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo.

Marilena Chauí, Convite à Filosofia.

Segundo o texto, uma das características da indústria cultural é:

a)exploração comercial das obras de arte.

b) a valorização do artista e de sua obra de arte.

c) censura a obras com conteúdo crítico.

d) liberdade de criação artística

Questão 2

Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, criadores do conceito de "indústria cultural", ela assume um caráter alienante, evitando que se desenvolva o pensamento crítico acerca das explorações sofridas no dia a dia.

De que forma é produzida essa alienação?

a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.

b) Criando grupos de proteção à cultura e desenvolvendo ações que combatem a homogeneidade da produção cultural.

c) Fazendo com que o trabalhador produza e consuma apenas a sua própria cultura, alheio as demais.

d) Homogeneizando a produção cultural a partir de critérios estipulados pelos governos nacionais.

Questão 3

Sobre a indústria cultural identifique a alternativa incorreta:

a)Possibilita a democratização do acesso à obra de arte, mas, como efeito, gera o esvaziamento de sentido e perda de qualidade da produção artística.

b) A indústria cultural cria formas de dominação através da reprodução de um modelo alienante voltado para a conformidade com o cotidiano.

c) A arte voltada para as demandas do mercado tende a reproduzir a si mesma até a exaustão, como um produto que é comercializado enquanto houver consumidores.

d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.

Questão 4

(Unitins/2018) Para os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que:

I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudossatisfação que impede o desenvolvimento de uma visão crítica.

III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.

IV. A indústria cultural incentiva necessidades próprias do sistema vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.

É correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.

b) III e IV apenas.

c) I e II apenas.

d) II e III apenas.

e) I e IV apenas.

Questão 5

Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. É esta, através das alterações que produz no modo de produção e na forma do trabalho humano, que determina um tipo particular de indústria (a cultural) e de cultura (a de massa), implantando numa e noutra os mesmos princípios em vigor na produção econômica em geral: o uso crescente da máquina e a submissão do ritmo humano de trabalho ao ritmo da máquina; a exploração do trabalhador; a divisão do trabalho.

Teixeira Coelho. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Para o autor, a indústria cultural e a cultura de massas está diretamente ligado ao modo de produção:

a)Tecnicista

b) Cientificista

c) Capitalista

d) Socialista

Questão 6

Para Walter Benjamin, a possibilidade de reprodução da obra de arte faz com que ela perca “aura”, assumindo uma nova função social.

Assim, a reprodutibilidade técnica da obra de arte permitiria:

a) a perda de sentido na produção artística.

b) a democratização do acesso à arte.

c) a falsificação de obras.

d) a valorização do artista.

Questão 7

Cultura erudita, popular e de massa são perspectivas relacionadas às formas de produção, consumo e apropriação da produção artística, relacionadas respectivamente a:

a) classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.

b) maior qualidade, pouca qualidade e nenhuma qualidade.

c) manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo.

d) apreciação, consumo e reprodução.

Questão 8

Os meios de comunicação cumprem um papel ideológico importante para a manutenção do sistema através da cultura de massa. A padronização dos comportamentos e a aceitação ao modelo vigente é obtida a partir do:

a) pluralismo de ideias

b) controle da opinião pública

c) acesso amplo às obras de arte

d) marxismo cultural


dsdm0540: vlw tmj
VictorFodah: Questão 9
Para Walter Benjamin, a propaganda é um reflexo da mudança ocorrida na relação dos indivíduos com a arte. Isso se dá porque a propaganda:

a) é uma nova forma de arte.
b) é utilizada como divulgação das exposições de arte.
c) se apropria de elementos exclusivos das artes para fins mercadológicos.
d) desenvolve o senso crítico e a seletividade daquilo que é consumido.
VictorFodah: Questão 10----Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção
VictorFodah: econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
a) legado social.
b) patrimônio político.
c) produto da moralidade.
d) conquista da humanidade.
e) ilusão da contemporaneidade.
VictorFodah: Demoro um pouco mas é pq tem umas 6 7 mil palavras então foi parte em parte
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