É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que considerasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.
1. O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que: *
1 ponto
a) Bolívar liderou a luta de libertação contra as forças espanholas alojadas no Vice-Reino do Peru. Ele e seus liderados consolidaram a independência do Peru (1824) e da Bolívia (1825).
b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil no qual auxiliou na sua independência em 1822.
d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano-peruana.
2. Por volta de 1810, o domínio espanhol estendia-se por boa parte do continente americano e estava organizada em vice-reinos. Seu grande território dificultava a comunicação entre esses vice-reinos. A sociedade colonial foi fundamentada no choque cultural entre os povos originários e os europeus. Sobre as camadas sociais da América espanhola, encontre a única alternativa em que a camada citada condiz com as suas características. *
1 ponto
a) CHAPETONES: Eram a elite política da colônia. Era formado por descendentes dos povos originários e exerciam grandes cargos da administração, do exército e da igreja.
b) CRIOLLOS: eram filhos de espanhóis ou chapetones com indígenas ou africanos. Eram trabalhadores assalariados sem direitos políticos.
c) INDÍGENAS: Era a maioria da população e eram duramente explorados nas minas, fazendas e cidades.
d) ESCRAVOS AFRICANOS: eram em maior número, trabalhavam e recebiam o lucro da produção de grandes plantações de cacau e açúcar na América central e Antilhas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1-A 2-C
Explicação:
Espero ter ajudado
fredyagjr:
salvou aqui, valeu :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás