Respostas
Resposta:
1. Quais são as áreas produtoras de conhecimento e qual é a finalidade delas?
Algumas áreas do conhecimento (ou todas):
Antropologia, Cosmologia, Teologia, Teodicéia, Gnosiologia, Epistemologia, Psicogênese, Noogênese, noologia, Psicologia, Simbólica, Mística, Estética, Metafísica, Ontologia, Ciência, Matemática, Ética, Moral, Direito, História, Sociologia, Lógica, Dialética e Filosofia. A finalidade, como evidente por "áreas do conhecimento", é produzir conhecimento para satisfazer as dúvidas do homem, e como tal conhecimento se manifesta de vários modos surge as áreas do conhecimento, para classificá-lo.
Porém, se o enunciado pede a definição de cada área do conhecimento:
A Antropologia que procura responder as dúvidas sobre o homem. A Cosmologia, que estuda a ordem do cosmos. A Teologia, ciência das coisas divinas, para discutir as razões e motivos a favor ou a desfavor da crença de Deus, o ser criador. A Teodicéia (de Theos, Deus, e dikê, justiça, um grego) é a quem cabe responder se há ou não justiça no mundo na perspectiva divina. A Gnosiologia para explicar-nos o conhecimento. A Epistemologia, que estuda o saber das diversas ciências. A Psicogênese, que lhe ensinará e discutirá os problemas referentes à formação do psiquismo humano. Sobre o espírito criador surge outra disciplina, a Noogênese, que estuda a gênese do nous, o espírito. A Noologia, a ciência do espírito. A Psicologia, que se encarrega de explicar como funciona o psiquismo. A Simbólica, que examina as significações das coisas. A Estética que estuda o belo. A Metafísica Geral, e Ontologia, para responder-lhe as perguntas sobre o transcendente (o que está além de nós, além da nossa experiência). A Ciência, que procura explicar o nexo do acontecer dentro de si mesmo, em sua imanência, no que mana em, dentro de si, nas coisas experimentáveis os fatos do universo. A Matemática, que propõe explicar como medir os fatos e contá-los. E a Ética, a Moral, o Direito, a História e a Sociologia que ajudam a compreender o homem em suas relações com os outros. A Lógica e a Dialética, que procuram estudar os pensamentos e seus nexos para a melhor elucidação dos fatos. E a Filosofia, que analisa todos saberes em um grande saber.
2. O que é o conhecimento e qual a sua importância? Explique com as suas palavras.
Ato de conhecer, de conhecer que é tornar presente ou ter presente no espírito (em sentido psicológico é o espírito o princípio dos processos da vida mental [o homem é um ser dotado de espírito], que se manifesta na própria consciência, que é a fonte da sua inteligência, das reflexões, o poder criador, o que motiva toda realização psicológica ou social) um certo objeto de pensamento. Sua importância é evidente quando apenas podemos conhecer o mundo com esse, fazer o discernimento do mundo.
3. De onde surge a capacidade de criação de sistemas de crenças e explicações das coisas?
Do processo cognoscitivo, do conhecimento.
4. Em que é baseado o senso comum?
Nas opiniões geralmente admitidas no meio social.
5. Como o mito atua na transmissão do conhecimento mítico?
O mito é o objeto do conhecimento mítico, logo, a transmissão dele só é possível com o mito, ele atua como algo fundamental.
6. O que distingue o conhecimento científico dos demais?
O conhecimento científico é empírico, os demais, apriori (ou seriam científicos).
7. Como funciona o método cientifico?
Através de testes, observações, e induções (porém não é algo necessariamente do método científico [por definição], mas muito presente ou até onipresente no nosso método científico atual).
8. Do que se trata a atividade filosófica?
De reunir todo conhecimento humano em um grande saber, analisá-lo a buscar sentido nele.
9. Qual é o objetivo do conhecimento religioso?
Conhecer o metafísico, do que diz a etimologia de religião.
10. Comente o que você pensa sobre os 5 tipos de conhecimento citados no texto.
Quê texto? Pois se for os mencionados nas perguntas:
Científico: considero ele a base para os demais, filosófico: o mais universal, mítico: menciono a distinção entre místico e mítico; o primeiro, como o conhecimento do oculto, apresenta alguma conciliação com a realidade, o segundo, como mito, coisas fantásticas etc., não apresenta isso, portanto tem apenas uma existência mental, religioso: abrange (ou pode abranger) algumas áreas do conhecimento, como Ontologia, Metafísica, Cosmologia etc., afirmo sua alta relevância.
Obs.: Qual era o o quinto conhecimento? O do senso comum? Pois se é, aqui minha opnião: Tal conhecimento não deve-se primeiramente ser tratado como verdadeiro logicamente (válido), é completamente relativo a uma cultura, e não deve, por exemplo, ser tratado como fundamento moral, uma moral construída não pode ser válida, ela permite morais excludentes (moral A não-B, porém na visão construtivista as duas morais possuem a mesma validade).
Espero que esteja certo.