a) Em uma angiosperma, onde é produzido o grão de pólen? b) Como ocorre a polinização de uma flor? c) Após a fertilização, o desenvolvimento do ovário e óvulo originam, respetivamente, quais estruturas? d) Como são chamados os gametas masculinos e femininos das angiospermas? 10°) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies vegetais. Diferencie agentes polinizadores de agentes dispersores de sementes.
Respostas
Resposta:
A- Antera
B- A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação. A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa.
C- O zigoto origina o embrião, o óvulo origina a semente e o fruto é resultado do desenvolvimento do ovário
D- os gametas masculinos são chamados núcleos espermáticos; os gametas femininos são as oosferas.
10- A polinização é o processo em que o grão de pólen é elevado de uma planta a outra, com o objetivo de realizar a fecundação. Já a dispersão corresponde ao processo de espalhamento das sementes no ambiente.