9°) Observe a figura e responda:
a) Em uma angiosperma, onde é produzido o grão de pólen?
b) Como ocorre a polinização de uma flor?
c) Após a fertilização, o desenvolvimento do ovário e óvulo originam, respetivamente, quais estruturas?
d) Como são chamados os gametas masculinos e femininos das angiospermas?
10°) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância para a manutenção
da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies vegetais. Diferencie agentes polinizadores de agentes dispersores de sementes.
Respostas
Resposta:
A- O grão de pólen é produzido na antera, onde estão localizados os sacos polínicos.
B- A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
C-O zigoto origina o embrião, o óvulo origina a semente e o fruto é resultado do desenvolvimento do ovário.
D)As angiospermas (plantas com flores), como as roseiras, possuem anteras que produzem os grãos de pólen contendo os núcleos espermáticos (gametas masculinos) e o ovário que produz óvulos contendo as oosferas (gametas femininos).
da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies vegetais. Diferencie agentes polinizadores de agentes dispersores de sementes.
Resposta:
b) A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.