significava conhecida como bexiga. Da mistura das duas palavras surgiu Pixinguinha. Pixinguinha mostra que nem todos na Pequena África falavam português e alguns, especialmente entre os mais velhos, conheciam idiomas das terras africanas em que nasceram. 1) Por que os escravos africanos começaram a ser desembarcados no cais do Valongo? 2) O que era o cemitério dos pretos novos? 3) Como os negros vindos da Bahia e do Vale do Paraíba construíram um senso de comunidade e de identidade? 4) Como a infância de Pixinguinha mostra que a Pequena África preservava a memória dos antigos escravos?
Respostas
Resposta:
1)Construído em 1811, foi local de desembarque e comércio de escravizados africanos até 1831, com a proibição do tráfico transatlântico de escravos. Durante os vinte anos de sua operação, entre 500 mil e um milhão de escravizados desembarcaram no cais do Valongo.
2)O Cemitério dos Pretos Novos, também conhecido como Memorial dos Pretos Novos, é um sítio arqueológico e centro cultural situado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro
3)Na virada do século 19 pra o 20, vários negros vindos da Bahia e de antigas áreas cafeeiras do Vale da Paraíba também foram pra lá procurando trabalho e um senso de comunidade.
Ao chegar, construíram casas simples, centros religiosos, espaços de convívio cotidiano, mobilização política e artística e uma sensação cada vez mais forte de identidade cultural. A Pequena África passou a ser o epicentro da cultura negra carioca e foi nesse contexto que o samba despontou como gênero musical, ganhando visibilidade Brasil afora.
4)Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Explicação:
Espero ter ajudadoo