Identifique a alternativa incorreta e corrija-a em seu caderno
a) Os conflitos nas regiões balcânicas se tornaram o cenário que serviu como estopim para a primeira guerra mundial. O atentado de Sarajevo que assassinou o príncipe Austro – Húngaro Francisco Ferdinando, foi o fato que arrastou a Europa e maioria dos países a guerra.
b) Os conflitos nacionalistas e independentistas nos Bálcãs foram importantes no contexto da primeira guerra mundial, mas o fato que deflagrou o conflito, foi a anexação da Alsácia – Lorena em 1871.
Respostas
Resposta:
letra (B) e a incorreta da pergunta
É incorreto afirmar que os conflitos nacionalistas e independentistas nos Bálcãs foram importantes no contexto da Primeira Guerra Mundial, mas o fato que deflagrou o conflito foi a anexação da Alsacia--Lorena em 1871. Alternativa B.
O ensaio para a Primeira Guerra Mundial, ou também, Guerra de Interesses, foi justamente a Questão Balcânica que trazia a tona o orgulho nacionalista em disputas pelo território dos Bálcãs, porém, a anexação da Alsacia-Lorena ocorre anos antes, e seria fruto de um revanchismo entre França e Alemanha, enquanto a Guerra Balcânica envolvia também as nações: Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária.
A alternativa A, por outro lado, nos apresenta o contexto correto do estopim do grande conflito mundial, já que o assassinato de Francisco Ferdinando foi capaz de mobilizar várias nações nas disputas de interesses.
Como príncipe do Império Austro-húngaro, a nação exigiu que a Sérvia tomasse medidas contra o assassino do príncipe, mas com a interferência da Rússia, os sérvios decidem não fazer nada, e então é declarada a Guerra entre a Sérvia e o Império Austro-húngaro.
A Rússia oferece apoio a Sérvia, e os alemães à Áustria, declarando guerra também a França, apenas realçando as alianças pré estabelecidas pela Questão Balcânica.
Fique por dentro do assunto:
brainly.com.br/tarefa/13407376
Bons estudos!