Nem todos os importadores são capacitados para trabalhar no comércio exterior. A identificação do mercado vai facilitar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade dos processos e procedimentos administrativos na hora de planejar e executar as etapas corretamente.
Você foi chamado para trabalhar com a logística de uma empresa que atua no ramo de comércio exterior. Para desempenhar sua função, você precisa elaborar um fluxograma de processos administrativos e operacionais, desenvolvendo as documentações necessárias ao desembaraço aduaneiro. Dentro do fluxograma, você incluiu a etapa referente ao Siscomex, tendo sido questionado por um colega sobre o que é esse sistema.
Tire as dúvidas do seu colega de empresa, respondendo às questões a seguir:
a) Qual a importância do Siscomex - Sistema integrado do comércio exterior - para a economia do país?
b) Quais são os procedimentos que se deve adotar quando é realizada uma operação de importação de mercadorias?
Respostas
Resposta:
Siscomex -O sistema integra todas as informações que estão relacionadas com as exportações e importações que acontecem no país. Sua criação teve como principal objetivo a reduzir a burocracia, o tempo e os custos nas exportações e importações brasileiras
Importação passo a passo: aprenda a facilitar o processo
Saiba o que pode ser importado.
Habilite-se no Radar/Siscomex e contate um despachante aduaneiro.
Defina o que deseja importar.
Prospecte os fornecedores.
Defina o NCM e os custos de importação.
Inspecione a fábrica.
Negocie com o fornecedor.
Licencie a importação.
Explicação:
Resposta:
a) Para o comércio exterior, o Siscomex ajudou no planejamento e desenvolvimento organizacional dos processos e procedimentos administrativos, assim como nas informações de planejamento operacional. Também, quanto à economia do país, ajudou na promoção do produto brasileiro junto a outros países, alem de colaborar com a fiscalização aduaneira evitando fraudes e falta de pagamento de tributos.
b) São três os procedimentos a serem desenvolvidos:
1 - Planejamento da importação.
2 - Negociação com o fornecedor.
3 - Recebimento da carga.
Explicação: