• Matéria: Sociologia
  • Autor: diegobardela
  • Perguntado 9 anos atrás

O sistema capitalista mundial foi foco de análises dos sociólogos brasileiros a partir dos anos 50. Com relação ao Brasil em face ao sistema capitalista mundial, assinale a alternativa que corresponde às teorias dos pensadores sociais da época:
Escolha uma:
a. Fernando Henrique Cardoso pregou a inviabilidade do capitalismo, por isso defendia a revolução socialista como única alternativa para superação do subdesenvolvimento.
b. Florestan Fernandes culpava o atraso do desenvolvimento do país à intensa miscigenação e ao consequente atraso evolucional a qual a população estava submetida.
c. Gilberto Freyre criticava a industrialização nacional promovida pelo Estado para superar a condição de subdesenvolvimento e superação da dependência do sistema capitalista internacional.
d. Fernando Henrique Cardoso defendeu que o desenvolvimento do país estava ocorrendo com ganhos econômicos reais para vários setores da sociedade e o capital estrangeiro era bem vindo.

Respostas

respondido por: ferretti
1
Boa tarde, Diego!

As propostas de FHC eram bastante criticadas em sua época, pois o sociólogo, em sua obra "Dependência e Desenvolvimento", propôs a entrada do capital estrangeiro como elemento fundamental para o desenvolvimento da economia.

d. Fernando Henrique Cardoso defendeu que o desenvolvimento do país estava ocorrendo com ganhos econômicos reais para vários setores da sociedade e o capital estrangeiro era bem vindo

Um abraço!
Perguntas similares