• Matéria: História
  • Autor: allicialima20
  • Perguntado 3 anos atrás

Ajuda rápido por favor é prova
Sobre a revolta de Tupac Amaru, assinale a alternativa INCORRETA.
3 pontos
A) No Vice Reino do Peru, o curaca José Gabriel Condorcanqui liderava vários povoados, que estavam contrariados pela determinação do rei espanhol de aumentar os tributos pagos através da exploração das minas de São Luís de Potosí, onde muitos Mitayos (trabalhadores indígenas) morriam.
B) O pedido de não cumprimento da mita foi negado pela Espanha. Com a participação de milhares de pessoas, José Gabriel começa uma revolta, muda seu nome para Tupac Amaru, captura e executa Antonio Arriaga, autoridade da província em 1780.
C) A revolta se espalha, e a Espanha aceita as reivindicações do líder revoltoso, as bases do ideal de independência foram sufocadas.
D) Dois membros da elite criolla tiveram importante papel nas lutas pela independência Americana foram José de San Martín e Simón Bolívar.

POR FAVOR

Respostas

respondido por: yuri75344
0

Resposta:

A instalação do sistema colonial hispânico na América foi marcada por um processo massivo de eliminação de boa parte das populações indígenas que aqui viviam. No entanto, conforme assinalado pelo poeta chileno Pablo Neruda, a “cruz”, a “espada” e a “fome” não foram suficientes para encerrar as resistências da população indígena frente ao colonizador espanhol. No século XVIII, a infiltração das idéias iluministas e liberais só vieram a potencializar essa relação de conflito entre índios e espanhóis.

Ao mesmo tempo, não podemos criar uma idéia absoluta de que toda a população indígena era radicalmente contra o processo de dominação espanhola. Para ampliar a mão-de-obra disponível, muitos colonizadores empreendiam acordos com as lideranças indígenas locais. Os chamados caciques ou curacas, líderes máximos das comunidades indígenas, eram acionados pelos espanhóis para garantir a dominação sobre uma determinada população nativa.

Explicação:

espero te ajudar bom estudo

Perguntas similares