• Matéria: Informática
  • Autor: paana8632
  • Perguntado 3 anos atrás

use linguagem c
– Crie uma função em linguagem C chamado dado() que retorna, através
de sorteio, um número inteiro de 1 até 6. Para gerar um número aleatório use a função
rand como no utilizada no código abaixo (linha 8), que irá sortear exatamente um
número entre 1 e 6. A função srand(time(NULL)) chamada na linha anterior é
importante para definir uma semente que será a base para a geração dos números
aleatórios. Neste caso usado no exemplo, a semente irá variar sempre, sendo a hora
corrente da execução do programa definida em milissegundos, que é obtida por meio
da função time(NULL). Se não utilizarmos a função srand o número gerado será sempre
o mesmo.
Obs1: deve-se incluir a biblioteca stdlib.h para usar a função rand() e a biblioteca
time.h para chamar a função time().
Obs2: a função srand precisa ser chamada apenas uma vez durante a execução, ou
seja, a chamada a esta função não precisa estar dentro do método dado().

Respostas

respondido por: annelivia
3

Resposta:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <time.h>

int dado() {

// valor entre 1 e 6

return 1 + (rand() % 6);

}

int main() {

srand(time(NULL));

printf("%d\n", dado());

return 0;

}


paana8632: Use a função da questão anterior e lance o dado 1 milhão de vezes.
Conte quantas vezes cada número saiu e exiba a porcentagem de cada um.
respondido por: yancarvalho3
0

A função criada na linguagem de programação C que resolve a problemática apresentada acima é:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <time.h>

int dado() {

   int numeroSorteado;

   srand(time(NULL)); // semente para geração de números aleatórios

   numeroSorteado = rand() % 6 + 1; // gera número aleatório entre 1 e 6

   return numeroSorteado;

}

int main() {

   int numero = dado();

   printf("O número sorteado foi: %d\n", numero);

   return 0;

}

Como esse algoritmo escrito em C resolve o problema do sorteio

Neste exemplo, a função "dado()" gera um número aleatório entre 1 e 6 usando a função rand() e retorna esse número. A função srand() é chamada antes de gerar o número aleatório e é usada para definir uma semente para a geração de números aleatórios.

A semente é definida como o valor de tempo atual, garantindo que o número gerado será diferente a cada vez que a função é chamada.

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#SPJ2

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