Tema de redação:
Existe uma fórmula para evitar que os filhos sigam por um caminho errado?
É preciso ensiná-los a falhar. Uma coisa certa na vida é que as crianças vão falhar, não há como ser diferente. Quando os pais, a família e a sociedade dizem o tempo todo que é preciso conseguir, conseguir, conseguir, massacram os filhos. É inescapável errar. Todo mundo, em algum momento, vai passar por isso. Aprender a lidar com o fracasso evita que ele se torne algo destrutivo. Às vezes, é preciso lembrar coisas muito simples que as pessoas parecem ter esquecido completamente. Estamos como que dopados. Os pais sabem que as crianças não ficarão com eles a vida inteira, que não vão conseguir tudo o que sonharam, que vão estabelecer ligações sociais e afetivas que, por vezes, lhes farão mal, mas tentam agir como se não soubessem disso. Hoje, os filhos se tornaram um indicador do sucesso dos pais. Isso é perigoso, porque cada um tem a sua vida. Não é justo que, além de carregarem o peso das próprias dificuldades, os filhos também tenham de suportar a angústia de falhar em relação à expectativa depositada neles.
(LEBRUN, Jean-Pierre, “Ensinem os filhos a falhar”. Veja, São Paulo: Abril, ed.2142, ano 42, n.49, p.21-25, 9 dez. 2009. Entrevista concedida à Revista Veja através do repórter Ronaldo Soares.)
Reflita sobre as ideias veiculadas no fragmento em destaque, que faz parte da entrevista concedida por Jean-Pierre Lebrun à revista Veja, e, com base em sua experiência de vida, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que seja trabalhada a importância de os pais terem a capacidade de ensinar os filhos a lidar com o insucesso como meio de crescimento pessoal e passo fundamental para amenizar as frustações na vida adulta.
ORIETAÇÕES:
1. Escreva sua redação usando a norma culta padrão da língua portuguesa.
2. Defenda o ponto de vista de que o homem se torna realmente humano, segundo afirmação do próprio entrevistado, quando começa a entender que jamais haverá satisfação completa para nenhum indivíduo.
3. Argumente a favor da necessidade de os pais procurarem incutir na cabeça dos filhos a verdadeira condição humana.
4. Procure fundamentar suas argumentações com exemplos do cotidiano.
5. A redação deverá ter no mínimo 20 linhas e máximo 30.
Respostas
respondido por:
0
É uma redação, vai pensar
xaienyp:
Se eu não soubesse eu não estaria perguntando
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás