3- A Mita era um modelo de trabalho adotado no Império Inca, esse modelo foi adaptado e incorpo
pelos colonizadores espanhóis na América. Esse modelo de trabalho era caracterizado pelo:
) a- Trabalho de africanos escravizados nas plantações de açúcar e tabaco das ilhas do Caribe.
() b- Trabalho forçado de indígenas e criollos nas plantações de açúcar e cacau na Venezuela.
) c- Trabalho assalariado de indígenas e africanos escravizados nas minas de ouro e prata da An
) d-Trabalho forçado dos indígenas nas minas de ouro e prata do Peru.
Respostas
Resposta:
letra c
Explicação:
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
Resposta:
Buscando atingir os interesses mercantilistas hispânicos na América, os colonizadores desse país buscaram empreender meios para extrair a abundante disponibilidade de metais preciosos do continente americano. Contudo, sem possuir fácil acesso à mão de obra escrava dos africanos, os espanhóis tiveram que empregar formas de trabalho que pudessem transpor a riqueza colonial à metrópole espanhola.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas. Após o fim da jornada, ainda recebiam uma quantidade de minério conhecida como partido.