O poliéster é uma fibra sintética comum usada para confeccionar tecidos duráveis e resistentes. Muitas roupas e artigos para o lar, como cobertores, lençóis e edredons são confeccionados com uma porcentagem de poliéster. No entanto, essas mesmas peças podem acumular cargas elétricas quando atritadas com a pele, fazendo com que elas grudem nela . Usando a série triboelétrica ao lado, determine o sinal das cargas adquiridas por uma roupa de poliéster e pela pele humana, quando passam por esse processo de eletrização
Respostas
respondido por:
1
Pela triboelétrica, nos processo de eletrização por atrito, os materiais que perdem elétrons são os que estão abaixo na tabela e os que ganham são os que estão mais acima da tabela, logo a pele humana ganha elétrons do poliéster.
A série triboelétrica nos indica a tendência de certos materiais em receber ou perder elétrons. Quando um material ganha elétrons, ele fica mais eletronegativo formando íons chamados de ânions. Quando um material perde elétrons, ele fica mais eletropositivo formando íons chamados de cátions.
O elemento mais eletronegativo nessa tabela é o poliéster. quando atritado, ele deve receber muitos elétrons.
O elemento mais eletropositivo é a pele de humana, quando atritado, ele deve perder seus elétrons livres.
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás