• Matéria: Administração
  • Autor: silvaeletricarefrige
  • Perguntado 3 anos atrás

O Brasil vivencia episódios recorrentes de intolerância religiosa como a vandalização e destruição de locais de culto das religiões de matriz africana. É importante reafirmar algumas lições da experiência histórica destes últimos séculos que foram devidamente absorvidas pelo sistema jurídico contemporâneo. Vale ressaltar de partida que a noção de “tolerância” ganhou importância no início do período moderno como um desafio para os Estados ocidentais: construir um arcabouço jurídico e institucional para viabilizar a coexistência de múltiplas religiões em seu interior. O estopim foi a Reforma protestante e a insatisfação de diversos líderes seculares com abusos políticos cometidos pelo clero católico daquele período. Desde então, o conceito de tolerância passou a significar de modo geral a convivência de crenças antagônicas no mesmo corpo social. No plano pessoal, tolerância é a capacidade mental de compreender que o outro tem opiniões, critérios, crenças diferentes.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.​
Alternativas
Alternativa 1:
A partir da Reforma protestante, houve aumento da intolerância religiosa, o que revela os danos da coexistência de múltiplas culturas.
Alternativa 2:
O conceito de tolerância só pode ser aplicado em discussões sobre liberdade religiosa, pois é um direito previsto em lei.
Alternativa 3:
Ser tolerante não é apenas respeitar a liberdade religiosa, mas sim as ideias, opiniões e critérios do outro.
Alternativa 4:
São raros os episódios de intolerância religiosa registrados no Brasil, o que reflete nossa construção democrática.
Alternativa 5:
A tolerância só é alcançada com a manutenção de um sistema religioso hegemônico e forte, como havia antes da Reforma Protestante.

Respostas

respondido por: raissa20200656063892
0

Resposta:

alternativa 5 esta correta

Perguntas similares