Quando Eunice, nova funcionária de uma agência de publicidade, concluiu um projeto importante com duas semanas de antecedência, sua gerente, Bruna, ficou muito satisfeita. Na reunião semanal de equipe, ela manifestou a sua satisfação com o desempenho de Eunice e disse que aquele era um exemplo do tipo de comprometimento que ela estava procurando. Os outros funcionários assistiram ressentidos, tentando imaginar por que Eunice havia trabalhado noite e dia para terminar o projeto não em tempo, mas com duas semanas de antecedência. Eles concluíram que ela deveria ser uma pessoa terrivelmente compulsiva. Marque a opção que dá suporte teórico a essa situação.
Respostas
Resposta:
Letra c. Teoria da atribuição de causalidade.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
A teoria da contribuição da causalidade foi postulada por Fritz Heider, em 1958, e surgiu da identificação do processo de análise de causa dos eventos ou dos comportamentos manifestados. Nesse sentido, o ser humano busca compreender o mundo que o cerca e procura respostas sobre como prever e controlar as situações relacionadas a ele e aos outros. Ao atribuírem causas aos eventos, as pessoas são influenciadas pelas suas necessidades, intuições, anseios e motivações pessoais, bem como por suas características psicológicas. Assim, geralmente partem de uma lógica pessoal, não tendo vinculação e comprometimento com as impressões da realidade.
Resposta:
C. Teoria da atribuição de causalidade.
Explicação:
O ser humano busca compreender o mundo que o cerca e procura respostas sobre como prever e controlar as situações relacionadas a ele e aos outros.