3) No livro Crítica da Razão Negra, uma das vertentes da "consciência negra" se caracteriza por: A) Ter sido inventada em proveito de povos colonizadores e imperialistas e em prejuízo de povos diversos que compartilhavam apenas a condição de subalternizados. B) Ter sido alcançada depois de muitos anos de luta, e agora pode ser facilmente utilizada para acabar definitivamente com o racismo. C) Ter sido provada e compartilhada por brancos e negros, independente de cor, raça e credo.
Respostas
É possível identificar que a "consciência negra", como uma expressão para designar o processo mercadológico da cultura negra no mundo ocidental, se encaixa na LETRA A.
O filósofo Achille Mbembe é africano e nasceu em 1957. Atua como professor nas Universidades de Duke e Witswatervand. Ele é importante por pensar e refletir acerca do movimento negro no mundo.
Achille Mbembe propõe um novo pensar acerca da palavra "negro" e critica veementemente o Capitalismo e o Neocolonialismo em criar uma cultura comercial do que é ser "negro".
Homens e mulheres pretos perderam sua identidade, porque o Capitalismo se apropriou da cultura africana como propósito de lucrar e enriquecer.
Assim, pensamentos antirracistas comprados pela sociedade são fajutos, porque mascaram a realidade do negro e criam uma esfera de arrependimento falso no mundo.
Com isso, a cultura negra se transformou em mercadoria provocada por discursos em favor do embranquecimento do preto e a sua "europetização" no Ocidente branco.
Link: brainly.com.br/tarefa/25987259
Resposta:
C
Explicação: