Atividades
1) Segundo a teoria determinista de Hippolyte Taine, o que determina o comportamento humano?
2) Charles Darwin, com sua teoria evolucionista, defendia que tese?
3) Segundo Augusto Comte, quais os únicos meios válidos de se atingir o conhecimento?
4) De que forma o Realismo e o Naturalismo se relacionam?
5) Identifique as características realista-naturalista que aparecem nos seguintes textos:
a) “O tísico do no7 há dias esperava o seu momento de morrer, estendido na cama, os olhos cravados no ar, a boca muito aberta, porque já lhe ia faltando o fôlego.
Não tossia; apenas, de quando em quando, o esforço convulsivo para atravessar os pulmões desfeitos sacudia-lhe todo o corpo e arrancava-lhe da garganta uma ronqueira lúgubre, que lembrava o arrular ominoso dos pombos.”
(Casa de pensão, Aluísio Azevedo)
b) Sim, meu pai adorava-me. Minha mãe era uma senhora fraca, de pouco cérebro e muito coração assaz crédula, sinceramente piedosa, - caseira, apesar de abastada; temente às trovoadas e ao marido. O marido era na Terra o seu deus. Da colaboração dessas duas criaturas nasceu a minha educação, que, se tinha alguma coisa boa, era, no geral, viciosa, incompleta, e, em partes, negativa. Meu tio Cônego fazia às vezes alguns reparos ao irmão: dizia-lhe que ele me dava mais liberdade do que
ensino, e mais afeição do que emenda; mas meu pai respondia que aplicava na minha educação um sistema inteiramente superior ao sistema usado; e por este modo, sem confundir o irmão, iludia-se a si próprio.”
(Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis)
6) Reescreva em duas colunas as características relacionadas abaixo. Na 1a coluna, relacione as
pertencentes ao Romantismo; na 2a, as pertencentes ao Realismo- Naturalismo.
Objetivismo/ personagens idealizadas/ subjetivismo/ personagens concretas/ religiosidade, misticismo/ racionalismo/ registro fiel da realidade/ escapismo/ indianismo/ aspectos negativos da realidade/ sentimentalismo/ condoreirismo/ denúncias das injustiças sociais/ saudosismo/ morbidez/ determinismo/ idealização do amor/ materialização do amor/ medievalismo/ personagens patológicas/ liberdade de criação
Respostas
Resposta:
marcada pelo avanço nas tecnologias de produção advindas de um agudo avanço no campo do conhecimento científico, modifica não só o funcionamento produtivo, mas as próprias estruturas econômicas da sociedade. Pequenos empreendimentos familiares passam a não encontrar lugar e em seu lugar surgem grandes fábricas e empresas, normalmente com atuação conjunta e organizada para dominar mercados – os chamados trustes e cartéis.
HEJENBROCK, Herman. A fundição de ferro em blocos, 1890
A população passa a aglomerar-se em centros urbanos, um reflexo da própria industrialização, que atrai para as cidades grandes contingentes populacionais oriundos dos campos. Os industriais e seus grupos econômicos expandem sua influência e passam a atuar em nome de seus países, dominando o mercado internacional e dando início à expansão imperialista, com um novo processo de colonização e captura de países africanos e asiáticos em busca de matérias-primas. A burguesia europeia vive seu apogeu, em que há enorme fluxo de capitais, rápido enriquecimento e vida luxuosa, tudo às custas da exploração das vastas colônias pelo mundo.