mercado de capitais é definido como um conjunto de instituiões que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores.
Respostas
Resposta:
Entenda o que é o mercado de capitais, qual o seu papel e como funciona sua autorregulação. Saiba também as oportunidades de investimento oferecidas neste mercado e como uma empresa pode acessar o mercado de ações, dentre outros aspectos sobre o tema.
O mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários. Seu objetivo é a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas.
O mercado de capitais serve para alguns propósitos. Um deles, é permitir que as empresas obtenham recursos para financiar seus projetos de investimento. Outro, seria possibilitar que os acionistas que não desejem ser mais sócios possam vender suas participações a outros que desejam ser sócios.
Entenda a seguir os diversos aspectos que compõe esse mercado.
O que torna o mercado de capitais eficiente?
Transparência
Proteção ao investidor.
Governança.
Informação.
Flexibilidade
Alternativas de investimento.
Derivativos.
Liquidez
Clareza de preço.
Profundidade.
Harmonia
Critérios internacionais.
Explicação: