A primeira grande mineradora que investiu na reserva mineral de Tapajós iniciando a suas atividades em meados de 2002.foi: () mineradora de curuaúna () mineradora de itaipú ()mineradora de tremendé
Respostas
Resposta: Mineradora de Curuaúna
Em 2002, a CVRD instalou uma usina de pelotização do minério de ferro, em São Luís, que envolveu investimentos de US$ 400 milhões. Ela tem por finalidade produzir sete milhões de toneladas de pelotas. Trata-se de uma planta industrial que adequará parcela (10%) do minério de ferro de Carajás às exigências de segmentos da indústria siderúrgica.
A provável instalação, em São Luís, de uma aciaria para a produção anual de três milhões de toneladas de placas de aço em parceria com compradores chineses do minério de ferro de Carajás e a implantação, em Marabá, em sociedade com a Nucor, uma das maiores siderúrgicas dos Estados Unidos, de uma usina destinada à produção de 380 mil t/ano de ferro gusa são parte da estratégia da mineradora de criar joint ventures com consumidores de minério de ferro para instalação de novos projetos. Deste modo, a CVRD efetiva alianças que objetivam, principalmente, consolidar e ampliar fatias de mercado, assim como esvaziar possíveis pretensões de esses consumidores migrarem para outros fornecedores de minério.