Em sociedades modernas, as lutas políticas e a definição dos direitos e deveres são fundamentais para o entendimento de processos que envolvem a participação popular. Referente a esse tema, assinale a alternativa correta. (A) Segundo o sociólogo inglês Thomas H. Marshall, a cidadania moderna é composta por dois grupos de direitos: 1) os direitos civis, como o direito a se manifestar; 2) os direitos políticos, por exemplo, o direito ao voto, direito partidário e de ser eleito para cargos políticos. O autor não reconhece, todavia, o direito à educação, saúde e bemestar como necessário para o exercício da cidadania e efetiva igualdade. (B) Robert Putnam, sobre o conceito de capital social, demonstra que a participação social em diferentes organizações (movimentos sociais, igrejas, associação de bairro ou outras atividades que levem o indivíduo a se organizar em conjunto com outros cidadãos) não é significativa para o aumento da confiança e melhoria dos indicadores sociais de determinada localidade. (C) Sobre a inclusão social, o historiador José Murilo de Carvalho afirma que se vive em uma alta cidadania, pois os direitos são resultados de uma luta de baixo (população) para cima (Estado), o que obriga o Estado a conceder benefícios a toda população. (D) Joseph Schumpeter é um dos críticos ao ideal clássico que estabelece a união entre a democracia e a soberania popular. Para o autor, a racionalidade dos indivíduos e a busca pelo bem comum são ficções que desconsideram a realidade. Assim, defende que a democracia dever ser um arranjo institucional para a tomada de decisões políticas, reduzindo a participação política ao ato de votar. (E) Para o escritor e filósofo Jean-Jacques Rousseau, a representação política se constitui como principal meio de participação popular legítima. Em Do contrato social, esse autor afirma que a vivência em sociedade deve ser comprometida com a igualdade e a busca pelo bem comum.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A alternativa correta da questão apresentada é a seguinte:
(D) Joseph Schumpeter é um dos críticos ao ideal clássico que estabelece a união entre a democracia e a soberania popular. Para o autor, a racionalidade dos indivíduos e a busca pelo bem comum são ficções que desconsideram a realidade. Assim, defende que a democracia dever ser um arranjo institucional para a tomada de decisões políticas, reduzindo a participação política ao ato de votar.
A alternativa está correta.
Joseph Schumpeter desconsiderou totalmente as teorias clássicas sobre a democracia, criticando principalmente ideias como bem comum e decisões políticas não-democráticas.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás