• Matéria: História
  • Autor: estefanypsilva0012
  • Perguntado 4 anos atrás

10 - NA INGLATERRA, O MOVIMENTO REFORMISTA FOI CONDUZIDO PELO REI HENRIQUE VIII. ELE VINHA QUERENDO SE LIVRAR DA INTERFERÊNCIA DO PAPA E DOS IMPOSTOS COBRADOS PELA IGREJA CATÓLICA NO SEU PAÍS. QUANDO O PAPA SE NEGOU A ANULAR SEU CASAMENTO COM CATARINA DE ARAGÃO, HENRIQUE VIII SE DIVORCIOU E CASOU COM ANA BOLENA, SENDO ENTÃO EXCOMUNGADO DA IGREJA CATÓLICA. EM APOIO A HENRIQUE VIII, O PARLAMENTO INGLÊS REAGIU E ASSINOU O ATO DE SUPREMACIA. A QUE SE REFERE ESTE ATO? *
10 pontos

A) O ATO DE SUPREMACIA DECLARAVA O REI O NOVO CHEFE DA IGREJA NA INGLATERRA, CHAMADA, ENTÃO, DE IGREJA ANGLICANA, O QUE PERMITIU A HENRIQUE VIII CONFISCAR AS TERRAS E OS MOSTEIROS DA IGREJA CATÓLICA PARA VENDER OU PRESENTEAR OS NOBRES E BURGUESES QUE O APOIARAM.

B) FOI UM ATO EM APOIO A DECISÃO DO PAPA E DA IGREJA CATÓLICA DE EXCOMUNGAR HENRIQUE VIII, VISTO QUE O DIVÓRCIO ERA PROIBIDO PELO PARLAMENTO INGLÊS E TAMBÉM PELA NOBREZA.

C) O ATO DE SUPREMACIA FOI ASSINADO PELO PAPA, ANULANDO O CASAMENTO DE HENRIQUE VIII COM CATARINA DE ARAGÃO, FILHA DOS REIS DA ESPANHA, PERMITINDO-LHE CASAR COM ANA BOLENA.

D) O ATO DE SUPREMACIA CRIOU A IGREJA CALVINISTA NA INGLATERRA E PERMITIU LIBERDADE DE CULTO AOS CATÓLICOS, PERSEGUIDOS PELO PARLAMENTO INGLÊS APÓS A ANULAÇÃO DO CASAMENTO DE HENRIQUE VIII.

Respostas

respondido por: 098Juliane
0
  • Resposta:Letra c)
  • Explicação:ta certo

Perguntas similares