5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA
Para saber se você fez as correlações necessárias entre os textos e os objetos de conhecimento, responda os desafios:
01) Construa um quadro comparativo sobre as hipóteses autotrófica e heterotrófica.
02) Quais são as evidências que apoiam a hipótese autotrófica? Quais as críticas que a refutam?
03) Quais são as evidências que apoiam a hipótese heterotrófica? Quais as críticas que a refutam?
04) (PUC-Campinas) Atenção: Para responder a esta questão considere o texto apresentado abaixo.
Cientistas sabem da existência de fontes termais submarinas desde a década de 70. Os sistemas conhecidos como chaminés negras, ou fumarolas, são os mais comuns. (…) Nessas chaminés, a água pode atingir temperaturas superiores a 400 ºC, devido à proximidade de rochas magmáticas. Com pH semelhante ao do suco de limão, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, à medida que se infiltra nas rochas vulcânicas abaixo do solo marinho. Quando esse fluido ebuliente e ácido sobe novamente à superfície, é expelido pelas chaminés na água gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaça negra. (…) Apesar da agressiva composição química da água ao seu redor, há uma profusão de animais exóticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graças a uma associação simbiótica com bactérias internas, que consomem o venenoso gás sulfeto de hidrogênio que emana dos orifícios.
(Revista Scientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42)
As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorável para o estudo da origem da vida em nosso
planeta.
I. Para alguns pesquisadores, essas condições se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorável à formação e integridade de moléculas orgânicas, e que existiu nos primórdios da evolução biológica.
II. Para outros pesquisadores, a água rica em gás sulfeto de hidrogênio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento.
As informações acima estão relacionadas com duas hipóteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
a) refere-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H2O e CO2 em compostos orgânicos mais complexos e ricos em energia química.
b) refere-se à hipótese heterotrófica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de compostos orgânicos formados de forma abiótica a partir de compostos simples.
c) está relacionado à panspermia, hipótese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada aqui por meteoritos vindos do espaço sideral.
d) relaciona-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas inorgânicas.
e) está associado à hipótese simbiótica, segundo a qual organismos eucarióticos primitivos incorporaram bactérias que passaram a funcionar como mitocôndrias e cloroplastos.
Respostas
Resposta:
A Hipótese autotrófica consiste em defender que os primeiros seres viventes do nosso planeta produziam o próprio alimento através de processos químicos e biológicos.
A Hipótese heterotrófica consiste na teoria de que os primeiros seres vivos buscavam alimento no meio, pois não eram capazes de produzí-lo, e realizavam a fermentação.
Quais as evidências?
Hipótese autotrófica: a principal evidência dessa hipótese é a descoberta de seres atuais que vivem em locais com condições muito extremas, tais como o fundo oceano, e que se assemelham à Terra primitiva. Esse seres conseguem produzir energia e alimento através de processos de quimiossíntese.
Hipótese heterotrófica: a principal evidência é que os registros atmosféricos mostram um aumento de CO2 que pode ser resultado do processo de fermentação realizado por esses seres vivos.
Quais as críticas que refutam?
Hipótese autotrófica: A principal crítica feita é ao fato de que, para realizar autotrofia, os seres vivos dependem de aparatos muito complexos, o que talvez seria inviável no começo da vida.
Hipótese heterotrófica: A principal crítica é ao fato de que na Terra primitiva poderia não haver uma disponibilidade tão alta de matéria orgânica para ser absorvida por esses organismos.
2- Atualmente a hipótese autotrófica é sustentada por descobertas recentes de bactérias quimiossintetizantes que habitam regiões extremas do planeta, com altas temperaturas e alta salinidade, por exemplo.
De acordo com ela, os primeiros seres vivos eram capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, autotróficos. A principal crítica feita a essa hipótese é a de que os primeiros organismos, provavelmente, eram muito simples para serem capazes de produzir a matéria orgânica necessária para sua sobrevivência.
3-A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos apresentavam uma nutrição heterotrófica, ou seja, eles não eram capazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres, provavelmente, alimentavam-se pela absorção de moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos.
Os defensores da hipótese heterotrófica afirmam que os primeiros seres vivos eram muito simples, não apresentando aparato suficiente para produzirem seu próprio alimento, sendo necessária a absorção de matéria orgânica do meio.
Entretanto, os opositores a essa teoria afirmam que na Terra primitiva, provavelmente, não existiam quantidades suficientes de matéria orgânica para que esses organismos conseguissem sobreviver e aumentar sua população. Desse modo, os críticos afirmam que o mais provável é que os primeiros seres vivos fossem autotróficos e obtivessem seu alimento por meio da quimiossíntese.
4-Ao considerar que a membrana plasmática, principal seletor e transportador de substâncias para a célula, é formada por lipídeos, B e C estão corretas.
Explicação:
A) Errada, pois as macromoléculas que função enzimática são as proteínas que possuem função catalítica. Toda enzima é, antes de mais nada, uma proteína.
B) Correta, pois a membrana plasmática é composta por fosfolipídeos e sua principal função é selecionar o que pode e o que não pode atravessar os limites da célula. É uma membrana seletiva. Além disso, substâncias lipossolúveis dependem da sua interação com lipídeos para atravessar a membrana plasmática quando não existem proteínas de membrana facilitadoras.
C) Correta. Embora todas as macromoléculas possam ser fonte de energia, lipídeos e carboidratos são preferencialmente utilizados na produção de energia/ATP.
D) Errada. carboidratos não costumam ter função reguladora como os lipídeos/hormônios têm. Além disso, são os lipídeos que são formados pela união de carbonos. Os carboidratos, embora também tenham carbonos, são formados pela união de monossacarídeos (estes, sim, são formados por carbonos e outros elementos).
E) Errada. Aminoácidos sãos os monômeros das proteínas, e não dos carboidratos. A junção e inúmeros aminoácidos entre si formam as proteínas.
ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
Não tenho resposta! Só queria comentar
Explicação:
Meu amigo, cê escreveu isso tudo... Cê é corajoso em... Parabéns... Pq vc tá me ajudando com sua pergunta, que também está no meu livro... Obgd