• Matéria: Filosofia
  • Autor: fabricioalvarenga
  • Perguntado 4 anos atrás

3 - Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar
5 pontos
a passagem do estado de natureza ao estado civil ou sociedade civil pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.
a passagem do estado civil ou sociedade civil ao estado de natureza pela concessão do poder político do soberano aos indivíduos, para que estes conservem a posse de sua liberdade natural e a posse de bens e de armas.
a passagem do estado civil ou sociedade civil ao estado de natureza pela concessão do poder político do soberano aos indivíduos, para que estes possam lutar uns contra os outros para assegurar sua liberdade natural e a posse de bens e de armas.
passagem do estado civil ou sociedade civil para o estado de natureza pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade social e à posse convencional de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.

Respostas

respondido por: victorxalala
9

Resposta:

A ultima alternativa

Explicação:

pois consiste na divisão de bens entre dois indivíduos

respondido por: larissamagrani
4

Thomas Hobbes é crítico do estado de natureza e afirma que o homem deve abdicar da sua liberdade para obter segurança e paz na sociedade (LETRA D).

Thomas Hobbes, filósofo da política moderna, concebe o estado de natureza como sendo uma esfera de guerra de todos contra todos, ou seja, ele é um espaço de luta pela sobrevivência e os homens, embora livres, são egoístas, ambiciosos e não controlam seus impulsos.

A solução, para Hobbes, está na proclamação de um Estado soberano, onde os homens e as mulheres abdicam da sua liberdade, assinam um pacto social e conseguem conviver de forma harmônica, pois o Estado é uma esfera consensual e assegura a segurança e o bem-estar aos indivíduos.

Para que os homens são sejam "os lobos" dos homens e a violência reine nessas relações, o contratualismo é necessário e o Estado acaba sendo detentor de todo o poder para mediar as relações humanas através de leis e normas jurídicas.

Link: brainly.com.br/tarefa/26395379

Anexos:
Perguntas similares