6. A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é uma doença que não tem cura, mas é possível controlar. Ou seja, a pessoa com obesidade pode emagrecer, mas se não tiver mudança de comportamento e hábito alimentar, a doença obesidade pode voltar. Os tipos de obesidade são
Respostas
Resposta:
→ Abdominal: é quando a gordura se deposita principalmente no abdômen e na região da cintura. Esse tipo de obesidade está associada a um grande risco de adquirir doenças cardiovasculares como colesterol alto, doenças do coração, infarto, diabetes, inflamações e trombose.
→ Periférica: mais comum em mulheres, a gordura fica localizada na regiãoi das coxas, quadris e nádegas. Esse tipo de obesidade está associada a insuficiência venosa e varizes, e osteoartrite nos joelhos, além de aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes.
→ Obesidade homogênea: Neste caso, não há uma predominância da gordura em uma área localizada, pois o excesso de peso está distribuído pelo corpo. Isto pode ser perigoso, pois a pessoa pode se descuidar por não haver um grande impacto na aparência física, como nos outros tipos.
Explicação:
Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.