Respostas
Resposta:
Com a recente pandemia de Covid-19, inúmeras foram as localidades em todo o mundo registrando menores índices de impurezas no ar, conquista decorrente da presença diminuta de pessoas nas ruas. Por conseguinte, no Brasil situações análogas apresentaram-se no meio urbano, as quais somente destacaram o quadro de poluição atmosférica no país. Portanto, analisar o papel do homem nesse cenário, bem como as consequências dessa problemática à saúde do brasileiro é fulcral.
Sob uma análise inicial, ao passo que o ser humano age como um catalisador na emissão de poluentes, o mesmo também dificulta a participação da natureza na diminuição desses. Assim, evidencia-se que no Ciclo do carbono, enquanto veículos a combustão liberam dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes, as poucas árvores do espaço urbano, em sua fotossíntese, não absorvem a quantidade de CO2 suficiente para igualar aquele emitido. Desse modo, em grandes cidades tal cálculo torna-se despareado, de modo que o intenso e cotidiâno trânsito intensifica a poluição do ar e a negligência ao plantio de árvores não a atenua.
Em segundo plano, a desobservância com o supracitado afeta diretamente a saúde do cidadão. De acordo o Ministério da Saúde (MS), o número de mortes relacionadas à poluição atmosférica tiveram, entre 2006 e 2016, um aumento de 14%. Destarte, esse elevado índice é resultante, principalmente, de pertubações ao sistema respiratório por inalar-se poluentes em excesso derivados da combustão, desenvolvendo, à longo prazo, doenças pulmonares. Com isso, um problema conhecido e passível de correção perpetua-se em grandes cidades e prejudica o brasileiro diariamente.
Em suma, medidas têm de ser tomadas com o fito de mitigar a poluição do ar no país. Para isso, cabe ao Ministério da Infraestrutura, além de plantar árvores, estimular o uso de meios alternativos de locomoção, como bicicleta e transporte público, destacando a relevância do exposto à saúde de todos. Contudo, é preciso, ainda, o uso de mídias sociais para a propagação da mensagem, tal como a comunicanção com grandes centros urbanos a fim de melhorar o deslocamento público e selecionar o plantio arborifero. Por fim, espera-se uma redução significativa na poluição atmosférica a fim de amenizar as mortes registradas pelo MS em virtude desse cenário.
Explicação:
sobe a poluição do ar