Respostas
desculpq mais precisava doa pontos ;( dscp mesmo
Resposta:
Desigualdade econômica é a disparidade de renda e riqueza distribuída entre classes sociais. Ela fica bem nítida ao observar que uma pequena parcela da população concentra a maior parte do dinheiro, enquanto boa parte da sociedade é pobre e passa por diversas consequências advindas da instabilidade financeira. Suas causas e consequências são diversas, incluindo uma relação com gênero e raça.
Os salários são definidos de acordo com as habilidades exigidas para um trabalho e pela demanda e oferta do mercado. Nesse sentido, se há muitos trabalhadores disponíveis para um mesmo cargo que exige certa habilidade específica, o salário oferecido será baixo. Não há, nesse caso, interesse em distribuição de renda igualitária. Isso faz com que haja desigualdade de renda que, por sua vez, impacta e influencia na desigualdade econômica.
Geralmente, indivíduos com diferentes níveis de educação ganham salários diferentes, pois o nível de educação costuma ser proporcional ao nível de habilidade – algo exigido pelo mercado. Em uma sociedade em que as oportunidades são desiguais, certa classe social poderá ascender com mais facilidade, tendo acesso à educação e, consequentemente, salários maiores.
A desigualdade de gênero é consequência de uma sociedade patriarcal e machista que subjuga mulheres e privilegia homens. Bem como as outras formas de desigualdade, é um processo sutil e complexo, variando politicamente e historicamente de acordo com a sociedade. Essa desigualdade leva, entre outras consequências, a uma lacuna no mercado de trabalho e salários desiguais.