TEXTO 1
Marinheiros conversavam à proa, sentados uns no castelo, outros em pé, colhendo cabos ou estendendo roupa ao sol, tranqüilamente, esquecidos da faina. As chapas dos mastros, a culatra das peças, varais de escotilha, tudo quanto é aço e metal amarelado reluz fortemente, encandeando a vista.
De vez em quando há um grande rebuliço: a mastreação geme, como se fora desprender-se toda, o pano bate com força de encontro às vergas, chocam-se cabos com um ruidozinho seco, e ouve-se o cachoeirar da água no bojo da velha nau.
— Agüenta! diz uma voz.
E volta o sossego e continua a pasmaceira, o tédio, a calmaria sem fim...
CAMINHA, Adolfo. Bom-crioulo. São Paulo: Ática, 1983.
TEXTO 2
Os comedores de Batata (1885), por Vincent Willem van Gogh. Disponível em: Acesso em: 12 maio 2021.
A partir da leitura dos textos 1 e 2 e considerando as discussões acerca da estética naturalista, analise as afirmações a seguir.
I. Os textos 1 e 2 têm como ponto em comum o retrato da realidade dos trabalhadores, uma das principais características da estética naturalista.
II. A abordagem da vida dos trabalhadores na arte de tendência naturalista visa a normalização das condições precárias a que estes estão submetidos, apresentando postura neutra.
III. Na literatura naturalista, o determinismo social opera de modo a aprisionar as personagens ao “destino” que lhes fora traçado dadas as condições de seu meio social, momento histórico e raça.
IV. A arte naturalista denota uma postura crítica à realidade social, sendo permeada pelas ideias de correntes do pensamento como o socialismo proposto por Karl Marx e Friedrich Engels.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Corretas I, III e IV, apenas.
Explicação:
A II está errada porque uma das características marcantes do Naturalismo é o foco nas classes dominantes porque há sempre uma forte crítica ao poder hegemônico, desqualificando a neutralidade proposta na afirmativa em comento. Página 139 do Livro
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás