Respostas
Resposta:
Durante o início do ciclo menstrual, o hormônio folículo estimulante (FSH) da hipófise estimula os ovários a produzirem estrogênio e a maturarem alguns ovócitos durante vários dias, mas geralmente somente um ovócito vai ser totalmente maturado, os outros se tornam inviáveis. Cerca de 2 dias antes da ovulação há um aumento súbito de hormônio luteinizante (LH) produzido pela hipófise que vai atuar nos ovários produzindo progesterona. A progesterona preparará a camada interna do útero (endométrio) para a implantação do embrião em alguns dias. O LH, em cerca de dois dias, (sempre 14 dias antes da próxima menstruação) libera o ovócito maduro próximo à entrada da trompa de Falópio (tuba uterina) e suas fimbrias ajudam a captar esse ovócito. Se houver tido relação sexual dentro do período fértil e com condições favoráveis (ambos férteis, não uso de métodos contraceptivos, ejaculação dentro da vagina etc.), ocorrerá a fecundação que, para ser adequada, deve ocorrer no terço distal (mais próximo do ovário) da trompa. Se for ocorrer antes, ocorrerá gravidez ectópica (gravidez tubária ou peritoneal) e, se for depois do terço distal, o embrião não terá se multiplicado o suficiente para estar pronto para a implantação e passará direto pelo útero ou, na melhor das hipóteses, ocorrerá placenta prévia (a placenta cobrirá o canal vaginal/de parto e, quando no momento do parto, dilatação do mesmo, hemorragia, inviabilidade do parto vaginal e todas as suas complicações associadas). Dando sequência à fertilização (entrada do espermatozoide no ovócito, este passa a ser chamado e óvulo - pequeno ovo), o óvulo começa a se dividir até o estágio adequado de implantação no endométrio, que normalmente é próximo ao fundo uterino. Lá, os tecidos embrionários também formarão a placenta e os envoltórios embrionários e passará a se nutrir do endométrio mais vascularizado pela progesterona para fornecer os nutrientes necessários ao embrião até sua viabilidade. O local de onde saiu o ovócito no ovário, a partir da fecundação, cresce, produz muita progesterona e fica conhecido como corpo lúteo. A gravidez é mantida pela progesterona produzida pelos ovários. Depois do parto, o corpo lúteo regride e passa a ser chamado de corpo albicans.
Explicação:
A ovulação sempre ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, se uma mulher tem um ciclo de 21 dias, ocorrerá no 7º dia, se tiver de 28 dias ocorrerá no 14º dia, se tiver 35 dias, ocorrerá no 21° e assim por diante e tem o período fértil ao redor desse tempo. Como em uma mesma mulher o ciclo pode variar mesmo após anos com uma certa frequência, nunca dá para se prever sua exata ovulação com base na "tabelinha", por isso ela não é considerada método contraceptivo, então se não tiver planejado pagar pensão, acordar de madrugada para trocar fraldas, comprar fraldas, levar bebê doente em posto de saúde e por aí vai, melhor usar método anticoncepcional que funcione.
Por gentileza, classificar esta resposta como a melhor resposta se assim a considerar, clicando na coroa ao lado da resposta. Estou disponível para maiores esclarecimentos quanto a esta questão, basta adicionar nos comentários.
Obs. Esta questão foi gostosa de responder, mas foi a mais demorada, sorte que amo ginecologia e obstetrícia ♥