Respostas
Resposta:
Oi Boa noitee !!!
Explicação:
A "Fast Fourier Transform" (FFT) é um método de medição importante na ciência da medição de áudio e acústica. Ela converte um sinal em componentes espectrais individuais e assim fornece informações de frequência sobre o sinal. ... Ao longo do período de tempo medido, o sinal contém 3 frequências dominantes distintas.
As FFTs são usadas para análise de falhas, controle de qualidade e monitoramento de condições de máquinas ou sistemas. Este artigo explica como funciona uma FFT, os parâmetros relevantes e seus efeitos no resultado da medição.
Estritamente falando, a FFT é um algoritmo otimizado para a implementação do "Discrete Fourier Transformation" (DFT). Um sinal é amostrado durante um período de tempo e dividido em seus componentes de frequência. Estes componentes são oscilações sinusoidais únicas em frequências distintas, cada um com a sua própria amplitude e fase. Esta transformação é ilustrada no diagrama seguinte.
Passo a passo
No primeiro passo, uma parte do sinal é escaneada e armazenada na memória para processamento posterior. Dois parâmetros são relevantes:
A taxa de amostragem ou frequência de amostragem fs do sistema de medição (por exemplo, 48 kHz). Número médio de amostras obtidas num segundo (amostras por segundo).
O número selecionado de amostras; o comprimento de bloco BL. Esta é sempre uma potência inteira para a base 2 na FFT (por exemplo, 2^10 = 1024 amostras)
A partir dos dois parâmetros básicos fs e BL, podem ser determinados outros parâmetros da medição.
Largura de bandafn (= frequência Nyquist). Este valor indica a frequência máxima teórica que pode ser determinada pela FFT.
fn = fs / 2
Por exemplo, a uma taxa de amostragem de 48 kHz, os componentes de frequência até 24 kHz podem ser teoricamente determinados. No caso de um sistema analógico, o valor praticamente alcançável está geralmente um pouco abaixo disso, devido a filtros analógicos - por exemplo, a 20 kHz.
Duração da medição D. A duração da medição é dada pela taxa de amostragem fs e pelo comprimento de bloco BL.
D = BL / fs.
A fs = 48 kHz e BL = 1024, isto rende 1024/48000 Hz = 21.33 ms
Resolução de frequência df. A resolução de frequência indica o espaçamento de frequência entre dois resultados de medição.
df = fs / BL
A fs = 48 kHz e BL = 1024, isto dá um df de 48000 Hz / 1024 = 46,88 Hz.
Na prática, a frequência de amostragem fs é geralmente uma variável dada pelo sistema. No entanto, ao selecionar o comprimento de bloco BL, a duração da medição e a resolução de frequência podem ser definidas. Aplica-se o seguinte:
Um pequeno comprimento de bloco resulta em rápidas repetições de medição com uma resolução de frequência grosseira.
Um grande comprimento de bloco resulta em repetições de medição mais lentas com resolução de frequência fina.
espero que lhe ajude !!! Bons estudos !!!