Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas realizou um autogolpe conhecido como Golpe do Estado Novo. Ele cancelou a eleição presidencial marcada para 1938, suspendeu a Constituição de 1934 e substitui-a por uma nova Carta mais autoritária conhecida como Polaca, porque se inspirava na Constituição da Polônia.
O golpe do Estado Novo foi realizado com justificativa em um documento falso e apresentado à nação referente a um supoo golpe comunista em curso no Brasil. Estamos falando do:
a) Plano Condor
b) Plano Cohen
c) Plano de Metas
d) Plano do Estado Novo
Respostas
Resposta:
b) Plano Cohen
Explicação:
O Plano Cohen foi um documento falso apresentado por Getúlio Vargas à nação. Esse documento falava sobre um suposto golpe comunista que estaria em curso no país em setembro de 1937. Esse documento foi produzido por Olímpio Mourão, membro da Ação Integralista Brasileira, grupo de orientação fascista. Getúlio Vargas utilizou o Plano Cohen como justificativa para dar um autogolpe e implantar uma ditadura no Brasil.
Espero ter ajudado!!!
RESPOSTA - B Plano cohen
O Plano Cohen foi um documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937. Com a aproximação das eleições presidenciais marcadas para 1938, a ausência de um candidato que agradasse ao governo e a impossibilidade de estender o seu mandato, Getúlio Vargas e o general Eurico Gaspar Dutra passaram a planejar um golpe de Estado, mas que só funcionaria se aparentasse ser uma questão de necessidade nacional. A cúpula militar do governo identificou a necessidade de "revelar" novos fatos que introduzissem um clima de insegurança e instabilidade, e assim surgiu a ideia da fabricação do Plano Cohen.