O negócio é rimar
Encontros de poesia, música e muito improviso revelam uma nova geração de rappers e voltam a agitar a noite do Rio
No começo era a É-Lê-Á-Pê-Á: Lapa. E o verbo rimado. Eram os moleques que ainda cursavam o Ensino Fundamental no colégio e encantavam a noite do bairro boêmio do centrão do Rio para ouvir o freestyle nas batalhas de rap que aconteciam num salão de sinuca e depois passaram para a Fundição Progresso, por volta de 2006. Um desses guris, movido pela vontade de aprender algo além do que oferecia a grade curricular oficial, era Igor, na época com 14 anos. E um dos primeiros caras que ele viu dar surra de rimas no palco foi Pedro, o MC Nissin, campeão de “rinhas” de rap, então com 19 anos.
Hoje, os dois estão juntos na empreitada que, com dezenas de MCs e produtores independentes, chamam de Circuito Carioca de Ritmo e Poesia. A CCRP é a forma que encontraram para organizar melhor um movimento que surgiu espontaneamente há cerca de um ano: as chamadas rodas de rimas. Desde a primeira, em Niterói, elas se espalharam por seis bairros do Rio, ocupando espaços da cidade que a noite viviam às moscas, como a praça da Rua Farani, e atraindo um público bastante heterogêneo.
As disputas de rimas exigem domínio e facilidade de trabalhar o vocabulário que não se aprende em escola alguma. Pelo freestyle, o improviso, eles desenvolvem o raciocínio lógico, veem como expor sua opinião dentro de um grupo. Isso reflete como vão se colocar depois na cidade – explica Nissin, que, aos 23 anos, cursa Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF). [...]
De acordo com esse texto, as rodas de rimas atraem
(A)alunos do Ensino Fundamental.
(B)garotos entre 14 e 19 anos.
(C)MCs e produtores independentes.
(D)pessoas de natureza variada.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
letra A
Explicação:
Eram os moleques que ainda cursavam o Ensino Fundamental no colégio
respondido por:
9
Resposta:
Alternativa (A)
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás