A parada cardiorrespiratória (PCR) permanece como um problema mundial de saúde pública. Apesar de avanços nos últimos anos relacionados à prevenção e tratamento, muitas são as vidas perdidas anualmente no Brasil relacionadas à PCR . As novas diretrizes internacionais não adicionaram muitas modificações no atendimento às vítimas de PCR, mas enfatizam as compressões torácicas como a chave para o sucesso da ressuscitação e tendo como principal objetivo minimizar atrasos na intervenção (GONZALEZ et al., 2013). Sobre as compressões torácicas (massagem cardíaca) podemos afirmar:
I - As compressões torácicas devem ser feitas com uma profundidade de, pelo menos dez centímetros.
II - As compressões torácicas devem ser feitas com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto.
III - Os sinais e sintomas apresentados pela vítima de parada cardiorrespiratória incluem a inconsciência e a ausência de pulsação.
IV - A ressuscitação cardiopulmonar deve ser feita com a pessoa no chão, devendo o socorrista colocar uma mão sobre a outra e apoiá-las sobre o osso externo na altura dos mamilos .
E possível afirmar:
Alternativas
Respostas
Resposta:
Alternativas corretas: II, III, IV
Explicação:
Olá Marcilene,
Todas as informações estão na diretrizes do próprio ministério da saúde que é embasada na American Heart Association.
Com elas, temos:
I - As compressões tóracica em adultos é de, no mínimo 5cm, não devendo exceder 6cm. Então a alternativa está: ERRADA.
II - A frequência ideal para categorizar uma massagem efetiva e de qualidade é de: 100-120 compressões por minuto. Alternativa está: CORRETA.
III - Os sinais e sintomas apresentados são inconsciência (ausência de resposta, você chama a pessoa e ela não responde ou emite sons desordenados, chamado de gasping). A ausência de pulso por 10 segundos, caracteriza a parada cardíaca. Alternativa está: CORRETA.
IV - Toda a técnica deve ser realizada em superfície reta. E o local exato é no 5° espaço intercostal esquerdo (próximo a ponta do coração ou ictus cordis), de maneira simplista, ao lado esquerdo do esterno na altura do mamilo esquerdo. Alternativa está: CORRETA.
Espero ter ajudado! =)