- "Dentre as mais graves incompreensões da história e historiografia do Brasil, uma, a respeito dos povos indígenas, é particularmente enganosa e carregada de preconceitos ainda atualmente. Foram os povos originários incapazes ao trabalho regular e penoso exigido pelas lavouras de açúcar e, por isso, teriam sido “substituídos” pelos africanos ainda no alvorecer da colonização portuguesa? Da maneira como é comumente colocada, a pergunta em si conduz a respostas limitadoras a respeito da importância dos indígenas na construção das sociedades coloniais portuguesas na América. Nesse sentido, impõe-se recuperar a qualidade do problema historiográfico buscando compreender como, a partir de experiências históricas precisas, os nativos tiveram seus modos de vida transformados, mas também responderam assertivamente ao contato com os europeus."
APRESENTE uma razão histórica para a diminuição da aplicação da mão-de-obra indígena nas atividades econômicas colonias pelos portuguesas e EXPLIQUE uma razão para a intensificação do uso de mão-de-obra africana em larga escala na colonização portuguesa do Brasil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Durante a colonização do Brasil os jesuítas portugueses ficaram responsáveis por educar os índios, e ao mesmo tempo converte-los ao catolicismo, a partir do momento em que um índio se converte ao catolicismo ele já não pode ser mais escravo. Com o grande número de índios convertidos ao Catolicismo os colonos tiveram que comprar escravos trazidos da África, onde sua maioria tinham religiões de matrizes africanas e Muçulmanos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás