• Matéria: ENEM
  • Autor: wisllanbarbara8567
  • Perguntado 4 anos atrás

Entre os atentados atribuídos ao Estado Islâmico, encontra-se o de 13 de novembro de 2015, em Paris. No total, 129 pessoas morreram e cerca de 350 ficaram feridas. Esses atentados de 13 de novembro entraram para o rol dos mais sangrentos já perpetrados por grupos radicais islâmicos, ficando atrás apenas dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, promovidos pela rede terrorista Al-Qaeda, à época comandada por Osama Bin Laden. 1. Sobre esse grupo terrorista, é correto dizer que: * 1 ponto a) tem como principal fonte de renda a escravidão sexual, o tráfico de drogas, armas e a prática de sequestros. b) apoia o governo do ditador sírio Bashar al Assad, fornecendo material bélico e tropas com grande número de soldados. c) é fiel à Al-Qaeda, com quem coopera na Síria e no Iraque. d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi. As explosões de bombas na Embaixada dos Estados Unidos, em Nairobi e Dar es-Salaan, em 8 de agosto de 1998, e os atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e ao Pentágono aterrorizaram e desviaram a atenção do mundo ocidental para os grupos radicais islâmicos fundamentalistas e para o Islão. Noam Chomsky sobre o Islão e as suas relações com grupos terroristas. 2. (Mackenzie - adaptada) A partir do texto, é correto afirmar que: * 1 ponto a) no Islão, o código moral e as normas de comportamento são definidos pelo Corão, e a Guerra Santa, contra o mundo ocidental, é pregada por grande parte dos islâmicos fundamentalistas. b) segundo a tradição islâmica, a palavra Islão significa "pregação religiosa politeísta e idolatria anual às divindades na cidade de Meca", prática defendida pelos fundamentalistas islâmicos. c) os conflitos entre os norte-americanos e os fundamentalistas têm suas raízes na pretensão da ONU de organizar, no Islão, um Estado centralizado, nos moldes do Estado de Israel. d) todos os integrantes do fundamentalismo islâmico condenaram as ações terroristas contra os EUA e os conflitos podem ser atribuídos às políticas de O


vitoriapolato: 1 - d / 2 - a
brenofeijo9: certo
gabriellylima4413: certinho <3

Respostas

respondido por: awgepb
2

Resposta:

1) d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.

2) a) no Islão, o código moral e as normas de comportamento são definidos pelo Corão, e a Guerra Santa, contra o mundo ocidental, é pregada por grande parte dos islâmicos fundamentalistas.

Explicação:

1) Abu Bakr al-Baghdadi autoproclamou-se, em 2014, califa, isto é, o chefe político e espiritual dos muçulmanos. O autoproclamamento ocorreu em um momento em que o Estado Islâmico havia ganhado destaque no mundo inteiro por conta do avanço territorial que conseguiu em meio às guerras civis na Síria e no Iraque.

2) O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, orienta a conduta, as leis e a estrutura de organização familiar, social e política dos países islâmicos. Os fundamentalistas, ou extremistas, partidários de interpretações radicais da tradição islâmica, optaram, como Sayydi Qutb, pela via terrorista.

respondido por: helen1201
0

Resposta:

1=D

2=A

Explicação:CONFIA

Perguntas similares