Qual a relação entre a natureza o meio ambiente e a arte?
Respostas
Explicação passo a passo:
A arte contribui com a natureza quando por meio de uma pintura, ilustração botânica ou até um objeto de artesanato, tem-se a sensação de que tudo no meio ambiente pode ser reutilizado sem que nada seja prejudicado.
Pintores e ilustradores botânicos procuram retratar a natureza de forma criativa, educativa e que possa levar ao público uma visão simples, porém bonita, das riquezas do meio ambiente.
No caso da ilustração botânica, a arte está mais para um caráter de estudo científico do que para uma simples pintura. Além de ser usada como apoio em livros e teses, é também utilizada na divulgação de espécies para o público aprender e apreciar.
Outro exemplo é a pintura naturalista, que consegue transmitir a riqueza de plantas e animais da floresta brasileira, além de embelezar muitas paredes.
A criatividade pode ser de grande valia quando se percebe a possibilidade de ganhar dinheiro ajudando a natureza. Ser ecologicamente correto não é ser chato, nem radical. Há um equilíbrio entre todos seres que vivem no planeta terra. Vale lembrar que o meio ambiente pode ajudar não só artistas plásticos interessados em chamar a atenção para a preservação ambiental, mas também comunidades carentes que não tem de onde tirar seu sustento e que muitas vezes encontram um ramo de atividade alternativo para garantir a sobrevivência da família.
Criar condições para usufruir dos ambientes naturais e preserva-los é um ato de consciência, responsabilidade, educação ambiental e cultural de cada cidadão.
A primeira e mais antiga relação entre arte e Natureza proposta pela Filosofia foi a da imitação: “a arte imita a Natureza”, escreve Aristóteles. A obra de arte resulta da atividade do artista para imitar outros seres por meio de sons,sentimentos, cores, formas, volumes, etc., e o valor da obra decorre da habilidade do artista para encontrar materiais e formas adequados para obter o efeito imitativo